terça-feira, 15 de março de 2016

Quase 700 mil pessoas estão desempregadas no RJ, diz IBGE

15/03/2016 19h57 - Atualizado em 15/03/2016 20h12

Quase 700 mil pessoas estão desempregadas no RJ, diz IBGE 

A taxa de desemprego de 2015 divulgada nesta terça(15) aumentou. 
Este é o maior índice desde que o IBGE iniciou a pesquisa há 4 anos.

Do G1 Rio
São 690 mil pessoas em busca de trabalho no Rio, segundo a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio, do Insitituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta terça-feira (15). A taxa de desemprego aumentou em todo o estado no ano passado e alcançou a maior taxa desde que o instituto iniciou a pesquisa, há quatro anos. A taxa de trabalhadores ocupados, pouco mais da metade (53,3%), ficou abaixo da média nacional.

Como mostrou o RJTV, esse número corresponde ao número de habitantes da quinta cidade mais populosa do estado, ficando atrás apenas do município do Rio, de São Gonçalo na Região Metropolitana e de Duque de Caxias e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
Segundo dados do IBGE, desde 2012, a taxa vinha caindo, mas no ano passado, ela deu passou a ser de 7,6%. Em 2014, a taxa era de 6,3%.
Por conta desses índices negativos, grande número de pessoas passou a trabalhar por conta própria, sem carteira assinada.

No fim do ano passado aumentou o número de pessoas que decidiu abrir o próprio negócio. Entre a população ocupada, 23% trabalhavam por conta própria. No total, são 128 mil pessoas, conforme mostrou a reportagem do RJTV.

O funileiro Jocélio Oliveira decidiu investir em um negócio próprio e está satisfeito. "Tá dando certo, pelo menos para pagar minhas contas. Está dando para sobreviver, mesmo com a crise".

A fisioterapeuta Sofia Magalhães também decidiu abrir seu próprio negócio. "Eu tenho um estúdio de pilates. Está sendo muito bom. É uma área muito legal. Acho que é de constante crescimento. Melhor não depender de ninguém", explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário