Imigrantes brasileiros vão às ruas protestar 0
As manifestações nos Estados Unidos ocorrerão em Nova York, Cambridge (MA), Washington D.C e Orlando-FL
Nitidamente cansados da onda de corrupção, escândalos, violência e desemprego que assola o Brasil, agravada durante o governo do Partido dos Trabalhadores (PT), brasileiros e imigrantes se mobilizam para as manifestações marcadas para o domingo (13). Utilizando as redes sociais, especialmente o Facebook, imigrantes na região metropolitana de Boston (MA), se concentrarão à 1:00 pm, na Praça de Harvard (Cambridge Common Park), próximo à estação de trens de Harvard, em Cambridge (MA), para a realização do “Vem pra rua Boston 13/13. Eu vou!”. O protesto tem como objetivo apoiar e dar visibilidade internacional às manifestações que ocorrerão nos 26 estados brasileiros e Distrito Federal, totalizando 248 cidades.
Nas duas maiores metrópoles do país os horários e locais serão os seguintes: Rio de janeiro, as manifestações começarão às 10 horas da manhã no Posto 5, no bairro de Copacabana. São Paulo, às 3:30 pm na Avenida Paulista com Pamplona, no Centro.
Através de três vídeos circulados no Facebook, os políticos Aécio Neves, Marco Feliciano e Jair Bolsonaro convidam os imigrantes a se manifestarem contra a administração atual e a favor do impeachment da Presidente Dilma Rousseff. Nos vídeos, os três citam o ativista comunitário Dario Alves Galvão, que ajuda a organizar os protestos que ocorrerão em Massachusetts. A situação da líder da nação complicou-se ainda mais perante a opinião pública depois que ela criticou abertamente a detenção temporária do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva pela Polícia Federal para que ele prestasse depoimento sobre as acusações de corrupção e enriquecimento ilícito. As investigações relacionadas à Operação Lava Jato atingem esferas do poder cada vez mais altas e a cada dia expõem mais envolvidos. Em meio a esse mar de lama, tais investigações enviam a mensagem poderosa de que “ninguém está acima da lei”, pelo menos por enquanto.
Em Massachusetts, essa será a quarta vez que a manifestação será organizada. “Nós somos a minoria, mas também somos brasileiros, portanto, todos devem participar”, disse Dario à equipe de reportagem do BV na quarta-feira (9). “Você pode até morar fora, mas você nasceu em um hospital no Brasil e de qualquer forma sua pátria o acolheu. A nossa participação é um legado que poderemos deixar para os nossos filhos e netos”, acrescentou ele, que também participou do movimento “Caras Pintadas” e acompanhou o processo de impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello.
“Tenho uma filha de 9 anos e quando ela estiver 15 explicarei com orgulho isso à ela”, disse Galvão. Ele acrescentou que vários imigrantes brasileiros residentes no estado vizinho de Rhode Island já confirmaram, através do Facebook, a participação das manifestações em Massachusetts.
Nos Estados Unidos, país que concentra uma das maiores comunidades brasileiras no exterior, as manifestações acontecerão nos seguintes locais:
. Massachusetts:
Os manifestantes se concentrarão à 1:00 pm, na Praça de Harvard (Cambridge Common Park), próximo à estação de trens de Harvard, em Cambridge (MA).
. Nova York:
Na Big Apple, as manifestações começarão às 11 horas da manhã na esquina da 46th Street e 5ª Avenida, em Manhattan (NY).
. Flórida:
Na cidade de Orlando, os protestos acontecerão às 6:30 pm em frente à filial da Starbucks, na Orange Street.
. Washington-DC:
Na capital do país, a manifestação acontecerá às 11:00 am em frente ao Consulado Geral do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário